Sabe aquela conversa difícil, a mais difícil que você já teve? Pode ter sido na sua vida pessoal ou na profissional. Garanto que você pensou: “deveria ter me preparado melhor para isso!” Pois é, é exatamente assim que a maioria das pessoas sente após passar por uma situação como essa. Por quê?
Pela razão de não estarmos acostumados a lidar com a nossa coluna da esquerda do nosso cérebro, que é responsável por nossos sentimentos e pensamentos.
Quando estamos administrando uma conversa difícil, existem duas coisas a ponderar: o que você verbaliza durante a conversa e o que você pensa, mas não diz durante a conversa. Você acaba se censurando e não dizendo muita coisa durante o evento. Veja o exemplo abaixo que ilustra o querendo dizer: o diálogo é entre a filha e sua mãe. A coluna da esquerda é o que a filha pensou e sentiu, mas não disse para a mãe e, a coluna da direita, é a conversa entre as duas:

E se ela tivesse falado tudo o que pensou durante o evento?
- Como o resultado teria sido afetado?
- Como ficaria o relacionamento dela com a mãe?
- Como ficaria o estado de espírito e bem-estar das duas?
Ocultar o que pensa traz coisas negativas, mas também muda o andamento da conversa.
Agora, faça você um exercício. Pense em uma conversa difícil que você já teve, quanto mais difícil melhor, pode ser pessoal ou profissional. Pense em tudo que pensou, mas não disse. Reflita:
- Como o objeto da discussão teria sido afetado por você não ter falado o que pensou e sentiu?
- Como o relacionamento com a outra pessoa foi afetado por não ter dito o que pensou e sentiu?
- Como seu estado de espírito e bem-estar foi afetado por não ter falado o que pensou e sentiu?
- O que acha que a outra pessoa teria pensado e sentido a seu respeito se tivesse dito tudo o que sentiu?
- O problema teria sido resolvido de uma melhor maneira se você tivesse falado tudo o que pensou e sentiu?
Se quisermos melhorar nossas interações, precisamos encontrar um modo de lidar com a sua coluna da esquerda (sentimentos e pensamentos). Temos 2 escolhas: não falar nada ou dizer tudo o que pensamos.
Falando tudo o que pensamos: o alívio que sentimos quando descarregamos tudo em cima de um colega irritante, por exemplo. Descarregar o lixo provoca agressões e divergências.
Não falar nada: o silêncio ajuda a evitar confrontos imediatos, mas não gera soluções. Ocultar informações relevantes torna impossível descobrir e resolver dificuldades.
Em algum momento o excesso precisa ser descarregado. Isso pode vir em forma de raiva dirigida a pessoas erradas e em momentos errados. Engolimos ressentimentos no trabalho e os cuspimos em casa!
Então a solução é conversar com o outro a fim de solucionar o problema. Para isso temos que nos preparar de forma organizada e planejada, seguindo um processo, através de uma conversa estruturada, para a qual, temos que nos preparar.
Existem guias e procedimentos específicos para cada um destes assuntos:
- como fazer a preparação para a conversa;
- um guia de como se expressar da maneira correta – exposição produtiva;
- um guia de como ouvir a verdade dos outros – indagação produtiva.
Estes temas são complexos e longos, mas o orientarão a se preparar e adotar uma postura ideal que o ajudarão a desenvolver uma conversa com o propósito mútuo de chegar a um acordo. Hoje farei apenas esta introdução, nas próximas semanas, trarei mais informações sobre cada um destes guias.
Se você ficou curioso demais e não consegue esperar os próximos posts, vá para a página do blog da Unique e conheça nossos outros temas, eles são super atualizados e estão diretamente ligados ao seu negócio e sua carreira.
Baixe o nosso E-Book gratuito, eu tenho certeza que você vai se apaixonar pela Unique.
Até os próximos posts.

Geder Denófrio, engenheiro eletrônico apaixonado pela área comercial, especialista em resolver conflitos, estudioso do comportamento humano e de assuntos como inteligência e controles emocionais. Durante 20 anos, liderei equipes e desenvolvi as redes de concessionárias da Honda, Peugeot e Citroën, negociando com todos os tipos de pessoas, todos os dias. Eu transformo pessoas para que encontrem o equilíbrio entre seu sucesso profissional, pessoal e a felicidade plena.
Unique Treinamentos e Consultoria – Transformando Pessoas
