Quais competências desenvolver para carreira e negócios, e ainda ser feliz em sua vida pessoal?

Nos últimos anos o mercado fez com que as empresas mudassem muito, aquele emprego que nossos pais e avós tiveram não existe mais.

Hoje o mundo é muito mais dinâmico, rápido e tudo acontece ao mesmo tempo. As crianças assistem desenho na TV, brincam de game no tablet e fazem a lição de casa – tudo ao mesmo tempo. A interação é incrível.

No trabalho não é diferente. As equipes estão reduzidas, os líderes estão cada vez mais sobrecarregados e têm que atuar em diversos projetos ao mesmo tempo. Reuniões intermináveis definem o futuro dos negócios e das pessoas. Muitas vezes as pessoas em cargos de liderança não estão preparadas ou amadurecidas para a posição designada.

Como lidar com tudo isso, sobreviver e ainda se desenvolver, crescer profissional e pessoalmente? Quais competências você deve desenvolver em meio a milhares de ofertas muitas vezes duvidosas e até mesmo de má fé? Como decidir?

Vamos à literatura disponível.

Em “First Break All The Rulles”, Buckinghan e Coffman concluem, após 1 milhão de pesquisas, que grandes talentos precisam de grandes líderes. Eles descobriram que líderes excepcionais criam um ambiente de trabalho propício ao desempenho excepcional.

Este ambiente de trabalho nada mais é do que um local onde o lado criativo das pessoas aflora naturalmente, onde elas se sentem confortáveis e à vontade para trabalhar e produzir, a cobrança existe, mas também existe a possibilidade de errar, com responsabilidade, pois só assim que se progride.

Mesmo que você encontre o líder ideal e o ambiente ideal, o mundo corporativo e as relações humanas vão exigir que você resolva diversos problemas complexos para que sua performance progrida.

Para falar a verdade, uma porcentagem mínima de pessoas encontra o líder ideal que consegue criar um ambiente ideal de trabalho. Na grande maioria dos casos, você terá que resolver problemas profissionais complexos antes de chegar em casa e contaminar o ambiente e as pessoas da sua família, que não tem nada a ver com seus problemas do trabalho. Você tem que ter um controle emocional muito desenvolvido para saber separar os problemas profissionais dos pessoais. Na verdade, o ideal é encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional para que uma não interfira na outra, melhor dizendo, para que você viva feliz no trabalho e na vida pessoal. Hoje em dia, quem não desenvolver suas habilidades emocionais tanto quanto suas habilidades técnicas, vai ficar para trás.

Existem soluções para cada um dos problemas que o mundo dos negócios vai exigir de você. Fazendo uma boa lição de casa, você consegue conciliar sua carreira profissional e sua vida pessoal com maestria, sendo feliz totalmente.

O mundo atual pede que:

  • você administre todos os assuntos em pauta e não se esqueça de nada: solucione com a atenção plena, focando em todos os momentos de sua vida, pessoal e profissional, assim, você não fará nada no piloto automático, viverá o momento presente e será extremamente produtivo;
  • você tenha responsabilidade por seus atos e escolhas: sua capacidade de reagir a um evento que acontece em sua vida é incondicional, ou seja, você tem escolha, afinal, você tem autonomia, você tem consciência e pode escolher o que quer de melhor para você e sua vida a todo instante, é que na correria do dia a dia, ligamos o ‘piloto automático’ e começamos a parar de pensar em nós mesmos e, nos deixamos levar, retornando ao estado inicial, quando deixávamos nossos instintos decidirem por nós mesmos, o que era bom naquele tempo em que o que interessava era nossa sobrevivência, mas hoje tem muito mais coisas envolvidas, além disso, nossas escolhas prévias, nossos objetivos, devem nos levam à nossa felicidade plena;
  • você tenha integridade: agindo com integridade não lhe faltará autoconfiança, não importando com qual adversidade ou adversário tenha que enfrentar, você vai encarar qualquer desafio com coragem e energia para ficar de pé e lutar pelo que você acredita, após o treinamento, você que já é integro, estará mais confiante ainda para atuar com esta força a seu favor;
  • você tenha humildade: existem dois tipos básicos de pessoas, os aprendizes e os controladores; as crianças agem como aprendizes e, com o tempo, as pessoas vão se tornando mais controladoras; existe um método chamado modelo de aprendizado mútuo, que ajuda você a voltar a agir como aprendiz, o que o torna mais curioso e humilde, ou seja, você não se vê acima dos outros ou em posição privilegiada, facilitando, em muito, a liderança e o clima organizacional, promovendo a performance;
  • você se comunique de maneira eficaz: o problema será enfrentar uma conversa difícil – uma negociação, para isso é que você tem que se preparar; existem ferramentas específicas para este caso, onde você tem a oportunidade de desenvolver técnicas para falar a sua verdade (o que você acredita) – exposição produtiva, e ouvir a verdade dos outros (o que o outro acredita ser verdade) – indagação produtiva, são técnicas que o ajudarão a expor o que você e o outro pensam e sentem de uma maneira muito eficaz. Utilizando estas técnicas você desenvolverá suas habilidades de comunicação e expressão;
  • você negocie tudo o tempo todo: hoje tudo é negociável, isso vai de encontro à administração de conflitos; existe um método de se expressar da maneira correta e de se entender com o outro mutuamente com o objetivo de criar soluções ao invés de criar conflitos. Você vai focar em ganhar COM o outro e não DO outro. Você desenvolverá suas habilidades de negociação;
  • você coordene projetos e compromissos impecavelmente: administre seus projetos e compromissos de maneira que nada falhe, mantenha tudo sob controle e tenha uma imagem impecável perante seus clientes, sua equipe e seu chefe. São 4 ferramentas que você deverá utilizar para que desenvolva em sua empresa uma cultura de responsabilidade: solicitação eficaz (pedir corretamente, para que não haja falhas), respostas aceitáveis (a um pedido), reclamação efetiva (que é diferente de uma simples queixa) e desculpas produtivas (utilizada para fortalecer o relacionamento ou reparar um dano);
  • você tenha controle emocional: o equilíbrio emocional que você demonstra durante sua vida pessoal e profissional conta muito. Você pode ser muito bom tecnicamente, mas, se não tiver o controle emocional que a posição exige, você não será indicado para a posição. O pior é que as competências emocionais não fazem parte de nenhum currículo escolar ou de qualquer universidade. Você tem que se desenvolver sozinho ou com ajuda de uma empresa especializada. Este tema já é pauta das mais altas cúpulas de RHs e CEOs atualmente e já é discutida em vários livros e revistas especializadas. Para desenvolver suas habilidades emocionais, você tem que começar a entender suas emoções e então utilizá-las a seu favor.

Este é o mundo real, onde não há piedade nem lugar no pódio para os despreparados.

A Unique propõe a solução para cada um dos problemas citados acima através do treinamento A Excelência Conquistada com Consciência nos Negócios.

Todas estas características bem estudadas e bem aplicadas, ou seja, bem desenvolvidas, transformarão você, vão fazer com que você viva de uma forma totalmente alerta e consciente, percebendo o mundo ao seu redor e dentro de você, com atenção plena em todas as ações, o que o levará diretamente de encontro aos seus objetivos.

Após o treinamento, você vai pensar antes de reagir aos seus impulsos emocionais e terá autonomia e a consciência necessárias para tomar suas decisões conscientemente.

Vai assumir o papel de protagonista e terá o controle consciente de suas ações e projetos com a atenção plena em tudo o que acontece ao redor;

Desenvolverá sua autoconsciência e estará preparado a utilizar sua criatividade e imaginação para criar saídas e opções quando estiver frente a um impasse;

Vai aumentará suas habilidades de comunicação e expressão, que o ajudarão a solucionar conflitos pessoais e interpessoais;

Criará a constância emocional necessária para se manter centrado quando for surpreendido por circunstâncias desafiadoras;

Encontrará os subsídios para buscar sua felicidade no trabalho, paz interior, força e autoconfiança.

Participe de nosso Webinar Gratuito no dia 18/6, conheça mais detalhes sobre o treinamento, tenho certeza que você vai gostar.

Geder Denófrio, engenheiro eletrônico apaixonado pela área comercial, especialista em resolver conflitos, estudioso do comportamento humano e de assuntos como inteligência e controles emocionais. Durante 20 anos, liderei equipes e desenvolvi as redes de concessionárias da Honda, Peugeot e Citroën, negociando com todos os tipos de pessoas, todos os dias. Eu transformo pessoas para que encontrem o equilíbrio entre seu sucesso profissional, pessoal e a felicidade plena.

Unique Treinamentos e Consultoria – Transformando Pessoas.

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