Quais os tipos de PDVs – pontos de vendas devo incluir na estratégia de expansão da minha marca?

Este é o terceiro artigo da série Rede de Distribuição.

Não importa em qual indústria você trabalha e nem qual seu produto, estas estratégias se aplicam a 99% dos casos.

Você está projetando estrategicamente sua rede de distribuição de produtos ou, a está reestruturando? Se você precisa de dados para fundamentar sua rede de distribuição, leia o artigo “Rede de Distribuição de Produtos”. Se seu momento é mais estratégico e está pensando na criação de sua rede, acesse o artigo “Qual estratégia devo utilizar para desenvolver minha rede de distribuição”.

Neste artigo vou abordar o tema Tipos de PDVs – pontos de vendas e de serviços.

Você já criou sua rede e agora está pensando em expandi-la? Qual a melhor estratégia e quais ferramentas você pode utilizar?

1.    Manual de imagem de marca: crie e defina o padrão de sua marca, com todas as informações sobre como utilizar sua marca, o que pode e o que não pode, abrangendo questões como fachada de lojas a marketing e publicações em jornais e revistas.

2.    X passos para a inauguração do PDV: crie um roteiro detalhado orientando sua equipe e/ou seu distribuidor, com os principais (ou todos) os passos a seguir para inaugurar o PDV. Este guia será de estrema importância para que nada seja esquecido ou negligenciado durante o período de obras ou reformas.

3.    Check list de inauguração: crie um check list para ser seguido por sua equipe e/ou seu distribuidor, com todos os itens que não podem deixar de constar no PDV para homologação do PDV. Este check list deve incluir itens do showroom, do pós-vendas e da área administrativa.

4.    Lista de fornecedores homologados ou sugeridos: crie uma lista de fornecedores parceiros, homologados ou sugeridos para que seus distribuidores façam contato.

5.    Guide do Ponto de venda completo – full: defina seus guides de pontos de vendas completos, de preferência em vários tamanhos de acordo com o potencial de vendas e pós-vendas se for o caso, não se esqueça de que quanto mais seu distribuidor investir no PDV, menos capital de giro ele terá para manter o negócio, ou seja, pior será a saúde financeira dele.

6.    Ponto avançado de vendas: ponto de vendas com estrutura física reduzida, para estar mais próximo de seu cliente e aumentar a capilaridade de sua rede.

7.    Ponto avançado de serviços: ponto de assistência técnica com estrutura física reduzida, para estar mais próximo de seu cliente e aumentar a capilaridade de sua rede de serviços.

8.    Site premium: ponto de vendas focado nas classes econômicas AA e A, trazendo requinte e valorização do negócio.

9.    Estrutura volante: ponto de vendas móvel instalado em uma van ou furgão, para ser utilizado em ações itinerantes de vendas.

Estude seu cliente, seus hábitos, seus concorrentes e então defina sua estratégia baseada nas informações acima e nos outros artigos já publicados.

Se tiver mais dúvidas ou quiser discutir o assunto, entre em contato comigo que terei prazer em conversar com você.

Geder Denófrio, engenheiro eletrônico com pós em administração, apaixonado pela área comercial, especialista em negociação e em resolver conflitos, estudioso do comportamento humano e de assuntos como inteligência e controles emocionais. Durante 20 anos, liderei equipes e desenvolvi as redes de concessionárias da Honda, Peugeot, Citroën e Kia, negociando com todos os tipos de pessoas, todos os dias. Eu transformo pessoas para que encontrem o equilíbrio entre seu sucesso profissional, pessoal e a felicidade plena.

Unique Treinamentos e Consultoria – Transformando Pessoas.

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